quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Sol, praia e... temakis?


Seja no Leblon imortalizado pelas novelas de Manoel Carlos, na internacionalmente famosa Copacabana ou na sofisticada Barra da Tijuca. Em mais de vinte filiais espalhadas por toda a Cidade Maravilhosa, é possível degustar temakis dos mais diversos sabores e... ops! Temakis não, konis!

"Lá as pessoas nem sabem o que é temaki. No Rio de Janeiro, é um programa, as pessoas falam: vamos para a praia e depois comer um koni?", explica Fenelon Pires, gerente de marketing da Koni Store (na foto, com a arquiteta Maithiá Guedes).

Ao concorrer com estabelecimentos mais tradicionais, a Koni Store aposta em sabores diferentes, como numa variedade que leva ervilhas crocantes ao wasabi (raiz forte) ou com atum crocante ao shoyu e mel. "Não é um restaurante japonês. É uma temakeria com algo a mais", afirma Fenelon.





Para marcar o território paulistano, a Koni Store está representada na Casa Cor São Paulo deste ano com um espaço assinado pela arquiteta Maithiá Guedes. “A minha principal inspiração foram restaurantes da Europa e dos Estados Unidos que têm um pouco das tonalidades voltadas para o laranja e marrom que usei aqui”, ela conta.

A onipresente sustentabilidade da Casa Cor também está marcada na Temakeria. Entre os materiais utilizados, estão a madeira de demolição, um painel revestido com material produzido a partir de garrafas PET e a iluminação feita em LED, que apresenta menor gasto de energia.

Maithiá teve que trabalhar num meio-termo: “Eles têm a marca fora, mas dentro da Casa Cor eu não posso trazer a estética deles. Aqui é outro conceito. Mas ao mesmo tempo, eu tenho que pegar as tonalidades deles, o dia a dia deles e a disposição do que existe em uma loja”, explica. Por isso, ela teve que ir à cozinha do restaurante e entender a rotina dos koni-men, como são chamados os "chefs" da rede.

Veja a entrevista com Maithiá Guedes no vídeo abaixo:




A seguir, você confere a receita do temaki elaborado especialmente para o evento. Para as nossas leitoras, um lembrete: a tradição pede que o prato seja preparado apenas por homens, uma vez que a mão da mulher é mais quente e o calor faz que a alga perca a crocância.


Koni Casa Cor

Ingredientes (para 1 koni)

Meia folha de alga nori
55 g de arroz japonês
65 g de filé de tilápia
10 g de patê de ova de massago (proporção de meia porção de maionese para uma de ovas de massago)
15 g de molho Leche de Tigre (para fazer, misture ao suco de 6 a 7 limões, 2 dentes de alho moídos, 1 garrafa de vinho branco, 1 colher de sopa de pimenta verde moída, sal e pimenta a gosto)

modo de preparo você confere na galera abaixo, passo a passo.


SERVIÇO


Visite o Koni Store Temakeria na mostra Casa Cor, que vai até 18 de julho. Clique aqui para mais informações.



GALERIA DE FOTOS | Confira a preparação do prato pelas mãos do koni-man Alex de Bristo e mais fotos do ambiente de Maithiá Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário